REDAL – Rede de Animação Litúrgica.

São João Batista


Esta rede envolve todas as pastorais diretamente relacionadas com a Liturgia. Sabemos que a liturgia é o culto oficial da Igreja, significa que o Povo de Deus participa na ação de Deus.

“Toda a ação litúrgica, especialmente a celebração da Eucaristia e dos sacramentos, é um encontro entre Cristo e a Igreja. A assembleia litúrgica recebe a sua unidade da «comunhão do Espírito Santo», que reúne os filhos de Deus no único corpo de Cristo. Ultrapassa todas as afinidades humanas, raciais, culturais e sociais.

A assembleia deve preparar-se para o encontro com o seu Senhor, ser «um povo bem disposto»” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1097-1098). Ainda, “as nossas celebrações Litúrgicas terrenas têm de ser festas cheias de beleza e vigor: festa do Pai, que nos criou - daí que os dons da terra desempenham um papel tão grande: o pão, o vinho, o óleo e a luz, o incenso, a música sacra e as cores esplêndidas; festas do Filho que nos redimiu - daí que nós rejubilemos pela nossa libertação, sentindo-nos serenos quando ouvimos a Palavra e fortalecendo-nos quando tomamos os dons eucarísticos; festas do Espírito Santo, que nos vivifica - daí a transbordante riqueza de consolo, conhecimento, coragem, força e bênção, que emana da assembleia sagrada” (Youcat, n. 170).

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), Ministros da Palavra (MIPA), Canto litúrgico, Equipe de Sacristia, Coroinhas, acólitos e cerimoniários e a Equipe de Liturgia compõe esta rede.