Maiores Informações - (17) 3342 1424 / 3342 4633
Bem vindos!
Vocês que desejam casar-se nesta Paróquia de São João Batista!
LEIA ALGUMAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES
O casamento deve ser marcado com, no mínimo três meses de antecedência, ao buscar a Secretaria Paroquial, será aberto o Processo Matrimonial que prevê a entrega de Documentos exigidos, tais como:
- Certidão de Batismo dos noivos (atualizada)
- Comprovante do Curso de Noivos
- Certidão de habilitação do civil (recebem ao marcar no Cartório)
- Xerox do comprovante da Primeira Eucaristia e Crisma
- Comprovante de residência dos noivos
*** Com todos esses documentos, será agendado o Juramento com um dos Padres da Paróquia.
– Sobre horários disponíveis para a celebração, favor contatar o Escritório Paroquial.
– Os bancos não podem ser enfeitados e a ornamentação deve estar pronta antecipadamente, sendo que os arranjos deverão permanecer na igreja. No tempo quaresmal não se colocam enfeites, e no advento pede-se abster de demasiada pompa.
– As músicas devem evocar o Matrimônio como Sacramento, evitando temas de novelas, filmes, shows. É sempre bom que os músicos entrem em contato com a paróquia para maiores informações.
– Há uma equipe da Pastoral Familiar encarregada de organizar a cerimônia. Caso haja um cerimonial contratado, favor combinar com a nossa equipe os devidos serviços, mas atenção = deve prevalecer às orientações paroquiais e não as orientações de Cerimonialistas.
– É sempre bom lembrar que os aspectos mais sociais (convites, roupas, ornamentação, padrinhos, flores, viagem, etc.) são importantes e próprios de nossa cultura para se comemorar bem um acontecimento tão importante, como é o seu casamento. Tais aspectos, porém, não podem excluir o mais importante e central: a sua preparação espiritual (oração, confissão, participação na vida de igreja, curso de noivos) e a sua atenção e participação na celebração do seu próprio casamento. Prepare-se para esse momento!
– Pede-se pontualidade no horário e fidelidade ao combinado em respeito aos convidados e ao padre; os noivos assinarão um documento comprometendo-se com esta pontualidade. Isso possibilita que ele possa cumprir seus outros compromissos não precisando, assim, sintetizar a celebração fazendo apenas o rito sacramental essencial do casamento, encurtando a celebração.
– Caso os noivos desejem convidar outro padre para assistir ao seu Matrimônio, devem arcar com as despesas (transporte, combustível, hospedagem etc). Antes de convidar o padre de fora, contudo, devem pedir autorização ao Pároco de São João Batista e comunicar à secretaria paroquial. Será pedido, da parte da Secretaria, que se apresente um comprovante de que o padre de fora realmente se comprometeu com os noivos para a data e o horário previsto.
– Para casos especiais (já casados no civil, morando juntos, noivos com parentesco, outra religião, sem batismo, e/ou crisma, e/ou eucaristia, gravidez antecipada, menores de idade, etc) aconselha-se obter informações mais detalhadas antes de se fechar a data do casamento, de modo que a documentação possa transcorrer em tempo hábil. Dependendo do caso será necessário, dispensa ou licença do Bispo Diocesano.